Olá, estudante!

A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).

O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso no desenvolvimento de um novo negócio voltado para a segurança privada por meio de um plano de negócios. Empreender não é uma decisão fácil! Alguns motivos podem levar você a essa decisão, como um sonho, querer crescer profissionalmente, ser herdeiro de uma empresa ou de um valor financeiro ou, mesmo, a perda de um emprego ou estar insatisfeito no seu emprego atual.

Não importa o motivo, a decisão não será fácil e não se deve achar que empreender é brincadeira. Agora, imagine que você está desejando empreender. Parece um sonho, e ele pode ser real se você der alguns passos na direção certa! Vamos lá?

Você deseja abrir seu próprio negócio no ramo da Segurança Privada e ser um empreendedor, ser dono do seu tempo e seu próprio chefe. Você sabe que montar um negócio não é tarefa fácil e não podemos ter uma visão romântica.

O início de um negócio de sucesso é um bom planejamento que pode começar pela elaboração de um Plano de Negócios (PN). Para entender melhor sobre a abertura de uma empresa e como o Plano de Negócios pode ajudá-lo, seguiremos os passos da leitura.

Começaremos entendendo o que é um Plano de Negócios e qual é a sua importância. O Plano de Negócio, que podemos chamar de PN, é uma ferramenta que auxilia um empreendedor, ele é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio, para onde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho de forma a diminuir incertezas e riscos. Um bom Plano de Negócios nos ajuda a pensar de forma estruturada e a alcançar o que desejamos, sendo uma descrição, em um documento, da oportunidade de negócio que o empreendedor pretende desenvolver, como:

(1) a descrição do conceito do negócio,

(2) os atributos de valor da oferta,

(3) os riscos,

(4) a forma como administrar esses riscos,

(5) o potencial de lucro e crescimento do negócio,

(6) a estratégia competitiva,

(7) o plano de marketing e vendas,

(8) o plano de operação e o plano financeiro do novo negócio,

(9) a projeção do fluxo de caixa e o cálculo da remuneração esperada,

(10) a avaliação dos riscos e o plano para superá-los.

O Plano de Negócio é uma ferramenta que auxilia um empreendedor. É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: para onde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho de forma a diminuir incertezas e riscos. Isto é, o PN nos ajuda a pensar de forma estruturada a alcançar o que desejamos.

O PN – plano do negócio, é a descrição, em um documento, da oportunidade de negócio que o candidato a empreendedor pretende desenvolver, como a descrição do conceito do negócio, dos atributos de valor da oferta, dos riscos, da forma como administrar esses riscos, do potencial de lucro e crescimento do negócio, da estratégia competitiva, bem como o plano de marketing e vendas, o plano de operação e o plano financeiro do novo negócio, com a projeção do fluxo de caixa e o cálculo da remuneração esperada, além da avaliação dos riscos e o plano para superá-los”.

Entendendo, de fato, o que é empreendedorismo Oportunidades e ameaças do ambiente externo O ambiente externo é muito abrangente. Por isso, convém dividi-lo em dois principais blocos: o macroambiente e o ambiente-tarefa. O primeiro se refere ao ambiente geral, que engloba aspectos abstratos — como economia, política, tendências de mercado e tecnologia. O segundo se refere a aspectos mais próximos, como: clientes, concorrentes e fornecedores de uma empresa. No macroambiente, uma importante tendência a ser considerada é a indústria 4.0 ou, como muitos preferem chamar, a quarta revolução industrial. Nunca tantas tecnologias contribuíram para a gestão de negócios. Hoje, é possível automatizar muitos processos empresariais. Outro aspecto muito importante é a economia, que será tratada em outro tópico.

O período de recessão abriu oportunidades para empresas antes impensadas, como negócios colaborativos”. A reportagem que acabamos de ler demonstra que um plano de negócios é muito importante e deve ser elaborado para garantir uma chance maior de sucesso à futura empresa.

Os planos de negócios não têm uma estrutura fixa, mas, de modo geral, apresentam a seguinte estrutura: Para montar a sua empresa de segurança privada, é preciso ter, no mínimo, 15 vigilantes devidamente habilitados em curso de formação credenciado pela Polícia Federal. E, também, precisará de, ao menos, duas pessoas para o trabalho administrativo, que trabalharão com questões como contas a receber e a pagar, mensalidades de clientes, salários e outras funções.

Não perca tempo, garanta o trabalho completo entrando em contato agora mesmo!

Via email

via WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *