QUESTÃO 1
No momento atual, a determinação do conforto térmico em espaços internos é predominantemente regida pela norma americana ASHRAE 55, que trata exclusivamente das condições ambientais térmicas para a ocupação humana. Além da ASHRAE 55, a ISO 7730 de 2005 e a norma europeia EN 15251 também contemplam os critérios de conforto térmico, bem como a qualidade do ar dentro do ambiente, a iluminação e a acústica. No contexto brasileiro, as diretrizes NR 17 e a NBR 16401 abordam certos parâmetros relacionados ao conforto térmico em ambientes internos.
Segundo a Norma ABNT NBR 16401-2 as zonas delimitadas de parâmetros de conforto térmico para o verão e para o inverno são:
Verão:
Temperatura entre 22,5 °C a 25,5 °C para UR de 65%
Temperatura entre 23 °C a 26 °C para UR de 35%
Inverno:
Temperatura entre 21 °C a 23,5 °C para UR de 60%
Temperatura entre 21,5 °C a 24 °C para UR de 30%
Em um determinando ambiente interno, o ar se encontra a 1 atm. e 50 °C e com uma temperatura de termômetro úmido de 35 °C.
A respeito do ambiente apresentado:
a) Verifique se este ambiente se encontra na faixa de conforto térmico recomendado pela Norma ABNT NBR 16401-2 e justifique a sua resposta.
b) Determine os seguintes parâmetros do ambiente:
i) a umidade absoluta;
ii) a umidade relativa;
iii) a temperatura de ponto de orvalho;
iv) a umidade de saturação por resfriamento adiabático;
v) a umidade de saturação à temperatura a que se encontra;
vi) o volume específico;
vii) a entalpia de saturação.
c) Se um determinando ambiente estiver fora da zona de conforto térmico, quais parâmetros do ar ambiente podem ser alterados e destaque os processos psicrométricos que podem ser realizados para que as condições do ambiente se enquadrem na zona de conforto térmico.
OBS: baixe a carta psicrométrica no Studeo e, além de redigir a sua resposta, mostre-a na carta psicrométrica.