A docência é uma atividade profissional que exige muita preparação, competência e formação contínua; por isso é vital para toda a sociedade, pois a partir dela é que se oferece uma educação de qualidade. Diante disso, coloque-se no lugar de um professor de literatura do Terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, alunos mais maduros, críticos e que já estão se preparando para os vestibulares.
Você está no último bimestre do ano e está trabalhando a poesia de Fernando Pessoa, especificamente o poema Tabacaria, que é a base desta atividade. O poema está disponível no site a seguir: https://arquivopessoa.net/textos/163.
Essa atividade Mapa está dividida em três etapas distintas. Você deve compreendê-las como se fossem as etapas de apresentação do conteúdo para seus alunos.
1ª ETAPA: pesquise sobre a vida e obra de Fernando Pessoa e faça uma breve apresentação sobre os aspectos mais importantes do autor. O texto deve seguir o tipo expositivo, ter entre cinco e oito linhas e linguagem formal, citando as fontes de pesquisa. Evite plágio.
2ª ETAPA: agora, você explicará a temática do poema, sobre os assuntos nele tratados, a intenção do eulírico ao se colocar dentro e fora de uma Tabacaria e qual a relação do título com o poema. O texto deve seguir a tipologia dissertativa, ter entre cinco e oito linhas, linguagem formal e ser coerente, citando as fontes de pesquisa. Evite plágio.
3ª ETAPA: aqui, você deverá apresentar as subtemáticas existentes no poema e citar onde, no poema, elas estão evidentes, como se estivesse apresentando para os seus alunos do Ensino Médio. As subtemáticas são: fracasso; felicidade como algo inacessível; o deslocamento social; a inaptidão para compreender a vida.
O texto deve seguir a tipologia dissertativa argumentativa, ter entre 12 e 20 linhas e linguagem formal, citando-se os trechos do poema e as fontes de pesquisa.
Lembre-se de que todas as etapas devem ser feitas separadamente (pule uma linha entre as etapas e as nomeie como Etapa 1, Etapa 2, Etapa 3 etc.) e tudo deve ser incluso no formulário padrão.