Seja bem-vindo(a) à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da Disciplina de “A Enfermagem como Profissão”.
Instruções iniciais:
- – Utilize o formulário padrão de M.A.P.A., que se encontra na pasta “Material da Disciplina” no Studeo.
- – Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que está na “Sala do Café”. Paulo Freire escreveu a frase:
“A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade” (SILVA, 2022, p. 80).
Teorias são conceitos inter-relacionados, definições e proposições que apresentam um modo sistemático de enxergar um fato ou um evento, por meio da especificação das relações entre as variáveis envolvidas, com o intuito de explicar e prever o fato ou o evento (KERLINGER, 1973
apud HICKMAN, 2000). Trata-se de disposição de ideias estruturadas de forma criativa e rigorosa, a fim de projetar uma tentativa, resolução ou visão sistemática de algum fenômeno (CHINN; KRAMER, 1991 apud HICKMAN, 2000).
Sob esta perspectiva, as Teorias de Enfermagem servem para descrever, explicar, prever ou prescrever o cuidado de Enfermagem (MELEIS, 1991 apud HICKMAN, 2000), ou seja, fundamentar o Processo de Enfermagem, atribuir cientificidade e respaldar a prática clínica.
Pense comigo: como a falta de conhecimento e compreensão das teorias de enfermagem pode afetar negativamente a tomada de decisão dos enfermeiros e, consequentemente, a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes?
Fonte: SILVA, V. A. A enfermagem como profissão. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 80.
ATIVIDADE
A proposta deste M.A.P.A é que você consiga identificar/visualizar, na prática profissional, os Instrumentos Básicos para o Cuidar e aplicação das Teorias de Enfermagem. Logo, seguem as etapas para elaboração deste M.A.P.A:
ETAPA 1. Entreviste um(a) profissional enfermeiro(a) da rede pública ou privada e agende um encontro (presencial ou virtual) para que possa conhecer as ações relacionadas à tomada de decisão em sua rotina de trabalho. Descreva como foi o encontro, dia, horário (se virtual ou presencial) e a característica do profissional (área de atuação, setor, tempo de experiência). Você pode utilizar o roteiro (disponibilizado no final desta atividade) para direcionar a conversa/encontro.
ETAPA 2. No encontro, preste atenção no comportamento/atuação do(a) profissional, buscando identificar como as Teorias de enfermagem ajudam a entender as relações entre os pacientes, suas famílias e a equipe de saúde, bem como a influência do ambiente na saúde e no bem-estar dos pacientes. Com base nessas informações, os enfermeiros podem tomar decisões informadas e baseadas em evidências para fornecer cuidados de alta qualidade e seguros aos pacientes. Diante disso, argumente e apresente dois Instrumentos Básicos para a tomada de decisão que você identificou no(a) profissional (até 10 linhas).
ETAPA 3. Diante do que você viu e ouviu, indique uma teoria de enfermagem para que esse profissional adote, para embasar os cuidados de sua equipe de enfermagem, e JUSTIFIQUE sua escolha.
COMO DEVE SER ENTREGUE?
- Salvar o arquivo FORMULÁRIO PADRÃO M.A.P.A. devidamente respondido em formato PDF (Clicar em Arquivo > salvar como > em tipo, alterar para PDF).
- Anexar em arquivo único.
- Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do M.A.P.A.
- Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.
ATENÇÃO! Só finalize a atividade se tiver certeza que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do envio depois de finalizado!!!
ROTEIRO
Pontos de atenção a serem observados durante o encontro com o(a) profissional enfermeiro(a) (somente para nortear o encontro):
- identificar o tempo de formação, especializações, tempo de trabalho como enfermeiro(a), como percebe a enfermagem como profissão;
- identificar a rotina de trabalho do profissional;
- identificar a tomada de decisão baseado nas teorias de enfermagem;
- procurar saber se é realizado o Processo de Enfermagem de forma completa (nos cinco passos) ou parcialmente; observar os Instrumentos Básicos para o Cuidar que são mais evidentes no profissional (comunicação; criatividade; destreza manual e habilidade psicomotora; método científico; observação; trabalho em equipe; planejamento. avaliação e tomada de decisão);
- Procure identificar a satisfação e perspectivas futuras do profissional com relação a sua atuação na enfermagem.