Apesar de incerta, a história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Alguns registros apontam sua criação no estado mineiro no século XVIII, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca, trazido pelos portugueses.
À receita eram adicionadas sobras de queijo que haviam endurecido, ovos e leite, que, graças à expansão da pecuária, eram ingredientes de fácil acesso. A massa enrolada e assada daria início à história do pão de queijo. Outra versão da origem da receita menciona o período da escravidão, quando a mistura de ovos e leite, herdada dos portugueses, foi associada à mandioca, base da alimentação indígena. O queijo foi adicionado para agregar sabor à massa”.
Agora que você já sabe da história do pão de queijo, levemos em consideração que você é engenheiro de uma indústria que produz, dentre outros produtos, o pão de queijo. Você atua no setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Precisa responder alguns questionamentos e, para isso, você tem as seguintes informações:
Quantidade vendida: 20.000 unidades/mês.
Tempo de produção: 1,25 minutos/unidade.
Capacidade produtiva: 1000 unidades/dia.
Diante desse contexto, pede-se:
a) Qual é o prazo de entrega desse pedido?
b) Para entregar o pedido em sete dias úteis, qual é a quantidade diária a ser produzida?
c) Qual é a finalidade do setor de PCP utilizar a informação de tempo produtivo?
d) Levando em consideração a ficha de operações do produto e a quantidade de máquinas, faça o balanceamento produtivo, considerando que, para cada máquina, tem-se um colaborador.
Ao final, apresente a informação do prazo de entrega do pedido