Leia o texto a seguir com atenção: “A certificação de produtos agropecuários e agroindustriais assegura qualidade e sustentabilidade aos sistemas de produção, proporcionando mais competitividade dos itens a serem certificados, como também mais competitividade aos produtores e, de ‘chancela’, ainda leva uma imagem segura para o consumidor, de que aquele produto não oferece risco à saúde.”
Fonte: adaptado de: https://encurtador.com.br/cpAFY. Acesso em: 1 jun. 2023.
Como o fragmento de texto, com melhor gestão da propriedade, o produtor aumenta sua produtividade seguindo padrões mais humanitários e de Boas Práticas de Produção. Na ponta da cadeia produtiva, o consumidor só tem a ganhar, adquirindo um produto seguro e de alto valor agregado.
Sabendo que a sua propriedade pode ser cadastrada e registrada no órgão competente, e também pode ser certificada como fornecedora de produto(s) certificado(s), tome como base o exemplo de estabelecimentos que criam frangos caipiras e galinhas caipiras, que podem colocar essa informação no rótulo dos seus produtos, agregando valor a sua produção.
Assim, como futuro Tecnólogo em Agronegócio, e levando em conta que você é o responsável técnico/gerente/gestor ou mesmo proprietário de uma granja/propriedade ou criatório de subsistência (que são aqueles onde a criação de aves e produção de ovos têm como objetivo o consumo da família), considere os critérios e exigências necessárias para que a produção possa ser certificada, e siga algumas das diretrizes:
– Escolha um produto (exemplo: frango de corte, frango caipira, ovos ou outro produto de origem animal ou vegetal do seu interesse).
– Pesquise e busque informações sobre como obter o registro/certificação do produto escolhido, vislumbrando que este processo lhe proporcionará um produto diferenciado junto ao mercado consumidor.
– Siga as normas, critérios e exigências necessárias para que a produção possa ser certificada, seguindo os critérios, tais como:
a) Como produtor de subsistência, você sabe qual a importância de solicitar o registro para a sua propriedade?
b) Você conhece as etapas para regularizar sua propriedade? Quais são?
c) Quais são as fases do registro da propriedade (lembrando que o processo de registro é composto de três fases).
Discorra sobre elas. Levando em consideração a importância da rastreabilidade documental, manejo correto (bem-estar animal, manejo, nutrição, instalações, calendários sanitários, normas socioambientais, transporte e armazenamento dos produtos) e a produção sustentável.